Outubro é o mês de atenção a saúde da mulher. O câncer de mama é o que mais afeta mulheres no Brasil e no mundo, estimativas realizadas pelos Instituto Nacional do Câncer (INCA), indicam que para o triênio 2020/2022 cerca de 66 mil novos casos de câncer de mama serão diagnosticados. O que corresponde a 29% do total de casos. https://www.inca.gov.br/numeros-de-cancer

O diagnóstico precoce, aquele exame realizado com frequência e que detecta a doença em fase inicial, aumenta a chance de cura do paciente em 95% dos casos.

Principais causas do câncer de mama

O câncer de mama aparece na maioria dos episódios devido a alterações genéticas das células e não há como prevenir seu aparecimento. Porém alguns fatores de risco podem aumentar as chances de mulheres apresentaram quadros da doença, conhecido como fatores ambientais: tabagismo, uso de reposição hormonal, obesidade, alcoolismo são uns deles. Apenas entre 5 e 10% dos casos de câncer de mama tem relação hereditária dos grupos familiares. Porém em famílias cujas mulheres tiveram câncer antes dos 35 anos é fundamental o acompanhamento médico.

Prevenção

Como já foi dito, não há maneiras comprovadas de prevenir o câncer de mama. A melhor forma de garantir qualidade de vida nas mulheres é identificando a doença ainda o estágio inicial. Quando mais cedo o tumor for encontrado, maior serão as chances de cura.

O tipo de tumor detectado através de exames das mamas é que vai direcionar a conduta médica individualizada para cada tratamento. A cura do câncer é possível, por isso é importante ressaltar a necessidade da realização dos exames de rotina.

Em Minas Gerais uma lei de autoria do deputado Dr. Wilson Batista – médico oncologista e mastologista – aprovada em 2015 garante aos pacientes com suspeita de câncer da rede pública de saúde a realização dos exames complementares necessários para confirmação da hipótese diagnóstica de neoplasia maligna, no prazo máximo de trinta dias. A lei visa garantir a todos os pacientes do SUS a realização de exames em um prazo que permita maiores possibilidades de cura. A norma foi promulgada em dezembro de 2016 e seu texto dispõe que a contagem do prazo de 30 dias se dará a partir de laudo médico que especifique as manifestações clínicas que indicam a hipótese diagnóstica de neoplasia maligna.

Mamografia e exames de imagem

A mamografia é o exame mais indicado para detectar o câncer de mama em fase inicial (microcalcificação) e garantir um tratamento menos agressivo, mais eficaz e com a preservação da mama afetada. A partir dos 40 anos o exame deve ser realizado anualmente, em alguns casos a necessidade pode ser antecipada e a periodicidade diminuída.

O exame é oferecido pelo SUS em todas as secretarias municipais de saúde, mas nem todas as cidades possuem mamógrafos e profissionais para a realização deste exame. Para suprir a necessidade das cidades menores, com pouca cobertura de exames e rastreio de doenças, foi criado em Minas Gerais o programa Caminhos da Prevenção, também de iniciativa do médico e deputado estadual Dr. Wilson Batista.

São carretas adaptadas com mamógrafos e salas ginecológicas, além de equipe multidisciplinar que percorrem cidades pequenas para que as pessoas tenham a oportunidade fazer os exames de mamografia e preventivo, pelo SUS sem sair do seu município. Essas unidades móveis são coordenadas por centros de alta complexidade em oncologia.

Uma política pública de saúde que permite uma estrutura avançada de assistência médica fora do contexto hospitalar, reduzindo as desigualdades regionais e preenchendo um vazio assistencial de milhares de pessoas que abrange cerca de 50% das mulheres que até o momento não tinham acesso ao principal aliado do diagnóstico precoce do câncer de mama: a mamografia.

Sabe agendar sua mamografia?

Se no seu bairro existe Unidade Básica de Saúde (UBS), o médico de saúde da família pode oferecer o pedido de exame e a marcação deve ser feita com a equipe.  

Caso o local que você mora não tenha cobertura de UBS, procure uma Policlínica Regional ou entre em contato diretamente com a secretaria municipal de saúde da sua cidade.

Para solicitar uma unidade móvel de prevenção em sua cidade basta acessar o link:

https://www.fcv.org.br/site/conteudo/detalhe/184/campanhas-de-prevencao

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *