1997
Como tudo começou

Aos sete anos, juntamente com seu irmão, o pequeno Wilson mudava-se da roça conhecida como Chaves, onde seus pais continuaram estabelecidos. Foram morar em SãoJoão Del Rei com a Tia Margarida, que com carinho os cuidou, até que seus pais, após três anos, vieram morar na cidade.

1978
O início

A família morava em uma casa modesta, de dois cômodos, nos subúrbios da cidade, sem televisão, geladeira nem vasos sanitários. Senhor Sebastião, o pai, começou a trabalhar de servente de pedreiro na construção do Banco do Brasil, enquanto a mãe, Sra. Ilda, juntamente com outras famílias vizinhas lavava roupas em um córrego turvo aos arredores do bairro e aproveitava para levar os filhos para se banharem como os peregrinos nos Gangues.

1980
Na Escola

Sem dinheiro que pagasse uma escola privada Wilson estudou sempre em escolas publicas, mas de ótima qualidade e passava o seu tempo com brincadeiras nas ruas com filhos de pessoas de classe baixa. Alguns se mantiveram na escola e outros buscaram o caminho do crime.

1984
Infância

Em pouco tempo, os dois irmãos começaram a trabalhar como vendedores ambulantes de picolé. Aos quinze anos de idade, nada preocupava muito Wilson. Ao contrário de outros tantos, a família se manteve unida, mesmo quando não possuíam recurso suficiente para comer.

1988
Pré vestibular para entrar na faculdade de Medicina

A venda de picolés e depois o trabalho como garçom em restaurantes na cidade proporcionaram recursos financeiros para que Wilson mudasse para Juiz de Fora, onde fez o pré-vestibular e, dedicando noites intermináveis ao estudo.

1989
A entrada na faculdade de Medicina

Wilson consegue ingressar na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora. Foram anos de dedicação, que pagavam, com merecida oferta de conhecimento e oportunidades o esforço empreendido para chegar até ali.

1996
Formação em Medicina

Os anos se passaram e entre estudos, formatura e sonhos, Dr. Wilson Batista sofre um grande golpe, a perda de sua queria mãe, Ilda. Com o propósito definido em mente, o recente médico, formado pela UFJF em 1996, buscou especialização e foi para São Paulo.

2000
Especialização em Cancerologia

O próximo passo foi no Hospital de Câncer de Barretos, onde especializou-se, em 2000, em Cancerologia com preparo fundamental em cirurgia. Começa então a sua história na cirurgia oncológica. Logo depois de formado mudou-se para Milão, na Itália. Durante um ano estudou com os maiores nomes do país em se tratando de cirurgia oncorreparadora.

2001
Especialização em Cirurgia Geral

No Hospital Heliópolis chegou a morar como residente e enfrentava uma rotina austera no centro cirúrgico, até que em 1998 concluiu a especialização em Cirurgia Geral.

2001
Participação na Fundação Cristiano Varella

Em 2001 completou o curso de Fellow no Istituto Europeo di Oncologia e voltou ao Brasil. A sua chegada marcou também o início da história com a Fundação Cristiano Varella, que ainda não se encontrava credenciada, mas já realizava os primeiros atendimentos.

2006
Início da vida política

Em pouco tempo o médico, que já participava ativamente da produção científica, tornou-se diretor do corpo clínico e reconhecido por seus pacientes. Decidiu então que poderia contribuir para a saúde de outra forma, e candidatou-se a deputado estadual em 2006, quando foi suplente pelo DEM com cerca de 26 mil votos. Com um objetivo na cabeça e a determinação de sempre, Dr. Wilson Batista continuou trabalhando para chegar ao parlamento mineiro.

2010
Dr Wilson Batista é eleito com 70.106 votos

Em 2010 registrou novamente a sua candidatura, desta vez pelo PSL, e obteve a considerável soma de 70.106 votos, elegendo-se como o deputado mais votado do Brasil pela  legenda. Dr. Wilson Batista saiu das eleições como majoritário em 11 municípios: Muriaé, Cataguases, Leopoldina, Ubá, Patrocínio do Muriaé, Eugenópolis, Barão de Monte Alto, Pirapetinga, Volta Grande, Laranjal e Miraí.

2014
Dr. Wilson Batista é reeleito com quase 100 mil votos

Em 2.014, o deputado e dr Wilson Batista é reeleito deputado estadual com quase 100 mil votos pelo PSD. Atualmente continua atendendo consultas às segundas-feiras e realizando cirurgias às quintas e sextas-feiras na Fundação Cristiano Varella. Os demais dias da semana exerce a sua atividade parlamentar em Belo Horizonte, lutando pela saúde, bem estar e qualidade de vida dos mineiros.

Leis
Leis aprovadas na Assembleia

Como parlamentar, hoje no Partido Social Democrático (PSD), é Presidente da Comissão de Redação e membro das Comissão Permanentes de Saúde e de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Tem duas leis ordinárias sancionadas pelo governador Antônio Anastasia (Lei 20.627 e Lei 20.658) e participa ativamente na luta por recursos e investimentos na Zona da Mata mineira.