A Lei 22.927 de autoria do deputado Dr. Wilson Batista, que estabelece novos conceitos para a pessoa com deficiência, foi aprovada na Assembleia de Minas. Agora aquelas pessoas que se submeteram à cirurgia de laringectomia total e tenham perdido a fala ou necessitem utilizar prótese vocal com adaptadores avulsos, tem direito a receber benefícios previstos na Constituição do Estado e na legislação estadual.

“Com a remoção da laringe, perde-se a capacidade de falar de forma permanente. São muito raros os casos em que o paciente submetido a esse tipo de cirurgia recupera a fala. E o impacto dessa nova condição de vida altera o meio social, familiar, de trabalho, por isso é tão importante que ele tenha os mesmos benefícios garantidos a outros tipos de deficiência”, disse o deputado.

O projeto ainda teve reconhecimento pelo CREFITO, o conselho regional de fisioterapia e terapia ocupacional. “Parabenizamos o deputado pela referida aprovação que reflete a importância de dar visibilidade aos indivíduos cuja deficiência não era reconhecida de forma a permitir que os mesmos usufruam dos benefícios concedidos pelo estado.” Salientou Anderson Luiz Coelho, presidente do CREFITO.

Fonte: http://deputadowilsonbatista.com.br/biografia/

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *